Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Essa ação é um dos sistemas alternativos de solução de conflitos que se apresenta como possibilidade de ampliação e incremento no acesso à justiça. É auto-compositiva, isto é, os próprios envolvidos, com o auxílio de um terceiro – o mediador – buscam a resolução de suas controvérsias, ao passo que abrem possibilidades de discussão e solução de problemas e demandas comuns a toda a comunidade em que estão inseridos.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Relatório Curso de Capacitação em Mediação

FORMAÇÃO DE NÚCLEOS DE JUSTIÇA COMUNITÁRIA 

 NÚCLEO  BOM JESUS
09 À 26 DE AGOSTO DE 2010

PORTO ALEGRE – RS

Do 09 a 26 de Agosto,  foi realizado o Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos Nível I para todos os participantes nas instalações do Núcleo Bom Jesus – Porto Alegre  - RS, todos os dias úteis da semana das 19.00 às 22.30 e nos sábados das 09h30 às 13h00.
O referido Curso contou com a carga horária teórico-prática presencial de 56 horas com todos os participantes (ver listas de chamada diária) 
O professor que ministrou o referido Curso Juan Carlos Vezzulla contou permanentemente com o apoio da equipe técnica do Núcleo.
Os objetivos propostos foram todos alcançados, com a instrumentação aos participantes das ferramentas e informações mínimas sobre as técnicas pacíficas de resolução de conflitos nas áreas de utilização da atividade de mediação comunitária.

A metodologia consistiu em aulas teórico/práticas sobre os temas constantes do conteúdo programático aprovado, sendo essencialmente interativas entre participantes e professores, intercaladas de simulações de casos entre os participantes a partir da teoria apresentada, orientadas e comentadas pelo professor, assim como discutida entre todos os integrantes do referido Curso.

Foram utilizados recursos audiovisuais, com a exposição de filmes comerciais em cenas específicas para ilustrar a aplicação da teoria exposta. Também foram realizadas discussões de casos reais de mediação de conflitos, assim como simulações em distintas áreas entre os participantes, afim de observarem e vivenciarem as dificuldades específicas de cada área. O material didático distribuído conforme o disposto anteriormente aprovado pela Secretaria conteve um texto explicativo sobre os temas que foram debatidos em aula, bibliografia, com recomendação de leituras obrigatórias e complementares. Todos estes materiais foram disponibilizados antecipadamente pelo Ministério da Justiça por meio da Secretária de Reforma do Judiciário à organização do evento. Foram utilizados também recursos de informática, com transparências em power point, cujas cópias impressas foram disponibilizadas.

O conteúdo programático foi totalmente concluído ao final das 56 horas aula do referido Módulo. Irregularidades ou desconformidades referentes à proposta apresentada não ocorreram. As instalações do local disposto em forma de auditório, mais as salas adjacentes permitiram mobilidade aos participantes para desenvolverem seus trabalhos em grupos, o que se faz imprescindível face à metodologia do referido Curso. 

Os alunos foram avaliados pelas participações durante as aulas ministradas, seu desempenho nas simulações, onde foram avaliadas a capacidade de escuta, de acolhimento, de auto questionamento, de auto observação e de administração do conflito (subjetivação e objetivação) e atitude cooperativa e de respeito e os relatórios pessoais relativos ao seu aproveitamento. Ao todo 5 (cinco) itens com pesos iguais que compõem os conceitos de insuficiente, regular, bom, muito bom e excelente.

Ao final do referido Curso foi solicitado aos participantes o preenchimento de um formulário de avaliação do Curso, sendo que a grande maioria respondeu estar muito satisfeito com a forma e conteúdo ministrado ao longo do mesmo.

Para certificação foi solicitado aos participantes a presença de 90% da carga horária das aulas ministradas, pontualidade com relação aos horários de início e término das aulas, participação ativa durante as aulas e nos grupos e apresentação de um relatório individual solicitado pelo professor a cada um dos participantes.

O grupo, em geral, teve um aproveitamento maior ao habitual porque já tinha recebido uma boa formação introdutória por parte da equipe multidisciplinar.

Foi especialmente positiva a participação contínua e ativa nas aulas das profissionais da equipe multidisciplinar que contribuiu a reforçar a adesão á mediação e ao programa de Justiça Comunitária de todos os participantes.

Também devo destacar a importância de termos conseguido reunir no dia 23 nas instalações do Núcleo do Bom Jesus os agentes comunitários e as equipes multidisciplinar dos Núcleos Bom Jesus e Lomba do Pinheiro num primeiro encontro que marcará um trabalho mais próximo e mais integrado entre os Núcleos de Justiça Comunitária.



 Profº Juan Carlos Vezzulla


Nenhum comentário:

Postar um comentário