Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Essa ação é um dos sistemas alternativos de solução de conflitos que se apresenta como possibilidade de ampliação e incremento no acesso à justiça. É auto-compositiva, isto é, os próprios envolvidos, com o auxílio de um terceiro – o mediador – buscam a resolução de suas controvérsias, ao passo que abrem possibilidades de discussão e solução de problemas e demandas comuns a toda a comunidade em que estão inseridos.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Encontro para integração dos Núcleos de Justiça no evento da PUC em abril de 2011

Aconteceu no dia 24 de janeiro o Encontro para integração dos Núcleos de Justiça Comunitária no evento que o Núcleo Bom Jesus está organizando. Estiveram presentes: Conrado Rosa, Denise Machado e Rose Swalld (Núcleo Vicentina/São Leopoldo), Caroline Moraes e Paula Sinatora (Núcleo Santo Afonso/Novo Hamburgo), Rafaela Duso e Luciano Pimentel (Núcleo Lomba do Pinheiro/POA), Wagner Moura (Núcleo Guajuviras/Canoas), Alexandre Rodrigues (Coordenador PRONASCI/RS) e a equipe do Núcleo Bom Jesus (Ana Maria Rangel, Janice Abreu, Sandra Cela Pinto, Ana Cristina Lima e Ana Regina Santos.
A idéia de um evento na PUC surgiu da agenda para comemoração do aniversário de 1º ano do Núcleo Bom Jesus e para entrega dos certificados da primeira turma de Agentes Mediadores Comunitários do Núcleo Bom Jesus.
No entanto, a formatação do evento acabou tomando outro rumo.
Desde o início tínhamos a certeza de que seria muito importante integrar os demais Núcleos de Justiça Comunitária. Então, convidamos a todos para encontro no Núcleo Bom Jesus a fim de saber de que forma cada um poderia contribuir com o evento. Na metade da reunião já estávamos falando em Encontro Estadual dos Núcleos de Justiça Comunitária do RGS.  
Resumo: de 01 a 16 de abril será realizado o I Encontro Estadual dos Núcleos de Justiça Comunitária do Rio Grande do Sul, com atividades na PUCRS e nas sedes dos Núcleos de Justiça de Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Essa, também, será uma oportunidade de trazermos representantes do poder público a fim de debater sobre as proposições políticas, sobre indicadores de efetividade das práticas de cada Núcleo e, sobre a necessidade de transformar o Projeto Justiça Comunitária em política pública permanente. Agora, inicia a busca por parcerias e apoiadores para a realização desse grande evento.
Também saiu como encaminhamento da reunião a necessidade de realização de encontros periódicos entre os Núcleos de Justiça e a realização de um Seminário com o objetivo de discutirmos sobre teoria, conceitos e impacto do processo de Mediação de Conflitos nas comunidades.
Em breve divulgaremos o calendário e programação do I Encontro Estadual dos Núcleos de Justiça Comunitária do Rio Grande do Sul.

                                                     Ana Cristina Medeiros de Lima
Assessora Administrativa - Núcleo Bom Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário