Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Essa ação é um dos sistemas alternativos de solução de conflitos que se apresenta como possibilidade de ampliação e incremento no acesso à justiça. É auto-compositiva, isto é, os próprios envolvidos, com o auxílio de um terceiro – o mediador – buscam a resolução de suas controvérsias, ao passo que abrem possibilidades de discussão e solução de problemas e demandas comuns a toda a comunidade em que estão inseridos.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Medula Óssea

Um gesto simples pode fazer toda a diferença e salvar uma vida.


A chance de se encontrar uma medula compatível é de uma em 100 mil. Por isso, quanto maior for o número de brasileiros cadastrados nacionalmente, maiores são as chances de sobrevivência daqueles têm leucemia.
Algumas circunstâncias nos fazem perceber a fragilidade da vida. Nestas ocasiões aprendemos a lidar com o diferente e nos tornamos parte importante em lutas que dependem muito de gestos simples de solidariedade. O projeto de lei (PL) nº 4.383/08. O PL cria a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que acontece anualmente entre os dias 14 e 21 de dezembro. Projeto aprovado, mais uma oportunidade nos é dada. Não podemos mais deixar que vidas sejam perdidas por falta de informação.

O QUE É
A leucemia é uma doença que diminui a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos (responsável pela defesa do organismo) e a produção de plaquetas. Como resultado, surge a anemia, o cansaço fácil, a sonolência, manchas roxas, pequenos pontos vermelhos sob a pele e sangramentos prolongados em pequenos ferimentos.
Hoje, surgem no Brasil cerca de 10 mil casos por ano. Destes, 900 acontecem no Rio Grande do Sul. Na maioria das ocasiões, há sérias dificuldades para encontrar doador na família ou mesmo dentro do país. Por isso é muito importante que seja cadastrado o maior número possível de doadores.

DOAÇÃO
Para se tornar candidato a doador, basta retirar uma pequena quantidade de sangue (10 ml) e preencher uma ficha com informações pessoais. O sangue passará por exame de histocompatibilidade (teste de laboratório para identificar características genéticas que possam influenciar no transplante). O tipo de HLA será incluído em um cadastro nacional e quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada.
Para se cadastrar como candidato à doação é preciso ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. A pessoa deve apresentar documento oficial de identidade com foto e preencher o formulário de cadastramento. Todas as informações e esclarecimentos são dados ao possível doador.
Antes da doação, o doador faz um exame clínico para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é simples: é feita por meio de uma pequena cirurgia, de aproximadamente 90 minutos, em que são realizadas múltiplas punções nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde do doador e pode ser a única chance da pessoa que receberá a medula.
Para a realização do transplante é necessário que haja total compatibilidade entre doador e receptor. Caso contrário, a medula será rejeitada. As chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (do mesmo pai e da mesma mãe) são de 35%. Em outros casos, a chance é de um para 100 mil. O número de doadores vem crescendo. Mas ainda é insuficiente para atender à demanda de pacientes cuja vida depende do transplante.
Parece simples, mas é um processo muito difícil. Por isso, quanto maior for o número de brasileiros cadastrados, maiores são as chances de sobrevivência daqueles têm leucemia. Um gesto simples pode fazer toda a diferença e salvar uma vida. Faça você, também, a sua parte. Seja um doador de medula óssea.Saiba mais. Acesse o site da Lei Pietro

PASSO-A-PASSO DO CADASTRO


Requisitos
Ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde


Para se cadastrar
Levar documento de identidade e preencher o formulário


A coleta
É colhido 10 ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA)


Banco de Dados
Os dados, juntamente com o resultado do exame HLA, serão incluídos em um banco de dados, chamado Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea)




Compatibilidade
Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada com o possível doador que fará um exame clínico para confirmar o bom estado de saúde. Não há exigências quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação.


A confirmação
Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.


VIDA NOVA
O procedimento de doação é muito simples, sem transtornos para quem doa, mas uma atitude que para o doente será a diferença entre a vida e a morte.


ONDE SE CADASTRAR NO RIO GRANDE DO SUL
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Rua São Manoel, 543 – 2º andar – Bairro Santa Cecília/Porto Alegre
Informações: (51) 3359-8504

HEMORGS – Hemocentro RS
Av. Bento Gonçalves, 3722 – Bairro Partenon/Porto Alegre
Informações: (51) 3336-2843

Complexo da Santa Casa – Hospital Dom Vicente Scherer
Av. Independência, 155 – 7º andar – Bairro Centro/Porto Alegre
Informações: (51) 3214-8670

Hemocentro de Alegrete
Rua General Sampaio, 10 – Bairro Canudos/Alegrete
Informações: (55) 3426-4127


Hemocentro de Caxias do Sul
Rua Ernesto Alves, 2260 – Bairro Centro/Caxias do Sul
Informações: (54) 3214-2223


Hemocentro de Cruz Alta
Rua Barão do Rio Branco, 1445 – Bairro Centro/Cruz Alta
Informações: (55) 3326-3168


Hemocentro de Passo Fundo
Av. 7 de Setembro, 1055 – Bairro Centro/Passo Fundo
Informações: (54) 3317-2185 ou (54) 3311-5555


Hemocentro de Pelotas
Av. Bento Gonçalves, 4569 – Bairro Centro/Pelotas
Informações: (53) 3222-3002


Hemocentro de Santa Rosa
Rua Boa Vista, 401 – Bairro Centro/Santa Rosa
Informações: (55) 3513-0612


Hemocentro de Palmeira das Missões
Av. Nassib Nassif, 381 – Loteamento Cezar/ Palmeira das Missões
Informações: (55) 3742-5676


Hemocentro de Santa Maria
Rua Alameda Santiago do Chile, 35 – Bairro Nossa Senhora de Lurdes/Santa Maria
Informações: (55) 3221-5262









Nenhum comentário:

Postar um comentário